12 segredos que não te contaram sobre consórcios

Publicado em 13/03/2020
Compartilhar

Uma boa alternativa para conseguir o carro ou até um imóvel, o consórcio é uma modalidade de financiamento bastante difundida no país. Por ser um sistema que reúne grupos de pessoas, físicas ou jurídicas, para adquirir bens ou serviços por meio de sorteios ou lances, muita gente tem dúvidas sobre esse tipo de compra e resistem a efetivá-lo.

Os  encargos são  baixos, sem juros juros, os prazos de pagamentos mais amplos e parcelas acessíveis, o Consórcio possibilita a aquisição de bens de maneira estudada e planejada. 

O consórcio foi criado para entregar carros zero quilômetro, e ampliou a gama favorecendo os clientes, hoje o consorciado pode optar por automóvel novo ou usado, moto, caminhão, lancha, casa, qualquer tipo de produto. E até prestação de serviço como viagem ou tratamento médico/dentário.

Mas, além das vantagens, o sistema consorcial também tem desvantagens. O lado positivo é não exigir renda mínima, nem parcelas intermediárias, nem juros.

Feitas as contas, o consórcio é vantajoso para quem é contemplado logo nos primeiros meses, ou até a metade do prazo do grupo, seja por lance, seja por sorteio.

Outro cuidado que o consorciado deve tomar é de verificar a idoneidade da administradora junto ao Banco Central, que regula o sistema.

Confira 08 benefícios do Consórcio que geralmente ninguém comenta:

 

  1. O prazo no consórcio é por conta do cliente: Depois de contemplado, ele pode antecipar as parcelas após o lance ou mesmo abater, amortizar o saldo pagando as últimas parcelas e reduzindo o prazo inicial contratado para um período menor e assim ficar livre das parcelas. 
  2. Permite comprar um imóvel de terceiro que já está financiado: o consorciado pode comprar um imóvel de terceiro que está financiado e quitar a dívida utilizando sua carta de crédito,  substituindo então parcelas mais altas e com juros por outras menores e com prazos mais curtos. 
  3. O Consórcio pode quitar financiamento próprio: o consorciado poderá usar a sua  carta de crédito para quitar o financiamento próprio fazendo assim com que as parcelas sejam menores e mais acessíveis. Este processo é denominado como “interveniente quitante”. 
  4. O consorciado contemplado pode vender seu bem, quitando ou transferindo a dívida: Em caso de venda do bem, o consorciado pode transferir a dívida ao comprador do imóvel que arcará com as demais parcelas do plano ou, caso queira, poderá quitar o saldo devedor e repassar o imóvel. 
  5. A sobra de crédito pode ser utilizada para fazer uma reforma, pagar escritura etc.: O cliente pode optar em utilizar até 10% do valor da carta de crédito para pagar despesas de cartório ou reformar o imóvel que adquiriu. O consorciado pode comprar um bem de menor ou de maior valor: 
  6. O cliente pode utilizar o consórcio para complementar a compra de um imóvel já tendo parte do valor em recursos próprios ou do FGTS; ou caso compre um imóvel de valor menor à carta contratada poderá usar o restante do crédito para abater parcelas de trás para frente. 
  7. O consorciado pode comprar mais de um bem com a carta de crédito: Caso o cliente queira, ele pode adquirir, por exemplo, uma carta de 100 mil e comprar dois terrenos de 50 mil. A lógica segue também para o automóvel. 
  8. O crédito contemplado fica aplicado com correção monetária e sem prazo para utilização: Ao ser contemplado, a Unifisa direciona o crédito total contratado para uma aplicação de renda fixa que rentabiliza todos os meses o montante total, o que faz com que o cliente tenha a possibilidade de deixar o dinheiro rendendo sem ter a necessidade de um prazo para utilizá-lo. 
  9. Sem valor de entrada – Ao contrário do financiamento o consórcio não requer uma entrada. Quando contemplado você compra o bem a vista e continua pagando as parcelas. 
  10.  No caso de consórcio de imóveis o cliente pode utilizar o FGTS para dar o lance e antecipar a contemplação do bem. 
  11. Atrasar o pagamento das parcelas exclui o cliente do sorteio, se você quer ser contemplado rápido é melhor dar uma forcinha para a sorte e pagar suas parcelas em dia. 
  12. Ofertar lances em datas comemorativas – As datas comemorativas são simbólicas para excelentes negociações. Fique de olho em promoções ou ações especiais da empresa administradora do contrato para a quitação antecipada ou lances específicos. Isso pode ajudar você a atingir os seus objetivos de pegar a carta de crédito mais cedo do que você imagina.

 

O consórcio é uma forma do cliente pagar os boletos para si mesmo, a melhor forma de adiquirir bens e serviços sem pagar juros e sem ter que dispor de todo o valor a vista. 

O Consórcio Unifisa apresenta uma infinidade de planos e vantagens para você fazer sempre o melhor negócio, com segurança e satisfação. Consulte os planos para cada bem.

AE Digital AE DigitalSomos uma agência digital reconhecida por soluções que geram resultados reais, trazendo novas maneiras de entender o Digital na linguagem em que a rede quer receber.

Deixe um comentário

AE Digital | Agência Digital AE Digital: Agência Digital em São Paulo
Aviso (Meu Consórcio)