janeiro 8, 2020 - Náuticos

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE HABILITAÇÃO DE JET

Assim como carros e motos, o transporte náutico você também precisa ser habilitado para conduzir jets, lanchas e barcos de passeio, pilotar qualquer tipo de embarcação, seja ela a vela ou a motor, pequena ou grande, exige habilitação e treinamento específico. 

 

A determinação é da Marinha do Brasil, que orienta: todo navegante tem de ter mais de 18 anos e estar devidamente habilitado. Além disso, todas as embarcações devem ser cadastradas e autorizadas a funcionar

 

🚤 Quem fiscaliza o transporte náutico?

A fiscalização é praticamente inexistente. A dificuldade em obter informações sobre o controle começa pelo órgão responsável, no caso, a própria Marinha., conseguir contato esclarecedor com funcionários sobre treinamentos, aulas e blitz de fiscalização é tarefa das mais difíceis.

 

Apesar da falta de informações, é praxe que a Marinha abre inquérito para apurar as circunstâncias de cada acidente em sua área de atuação. Nesse caso, deverão ser ouvidas as testemunhas e os envolvidos.

 

🚤Quem pode pilotar um Jet?

Para pilotar um jet ou lancha  não basta apenas comprá-lo e colocá-lo na água; é preciso atender a alguns pré-requisitos e obter uma habilitação para poder pilotá-lo, assim como para veículos terrestres, passando por testes para conseguir a liberação.

 

🚤Passo a passo para obter habilitação aquática

  • Ter 18 anos completos;
  • Motonautas: aulas práticas devem ser feitas antes do exame; 
  • O curso deve ter no mínimo três horas de duração;
  • No caso de documento de arrais amador, no mínimo seis horas; 
  • Na hora de inscrever-se para o exame, levar uma declaração da entidade náutica comprovando as horas de curso realizadas;
  • A inscrição para o exame precisa ser feita na Capitania dos Portos mais próxima mediante pagamento de taxa;
  • A data do exame consta no site da Capitania;
  • A inscrição precisa ser feita até dez dias antes e requer apresentação do RG e CPF e comprovante de residência de até 90 dias;
  • Outra exigência é apresentar exame médico que indique se há alguma limitação física ou mental  – ou a carta de motorista (CNH);
  • A habilitação leva 30 dias para ficar pronta e vale por dez anos.

 

🚤 O que se aprende no curso de motonautas?

No período das aulas, os interessados aprendem sobre limites operacionais do equipamento, técnicas de pilotagem, cumprimento de normas quando na presença de outras embarcações, regras para saída e aproximação seguras de praias, cumprimentos das áreas seletivas para navegação e situações de emergências.

 

🚤 Quanto custa e quais são os valores de multa?

As Capitanias dos Portos dos Estados litorâneos são as responsáveis por fiscalizar e normatizar o uso das embarcações, inclusive para o uso de boias e outros equipamentos de lazer. A multa por conduzir sem habilitação pode variar de R$ 40 a R$ 2.200. Para não correr esse risco, é preciso investir no treinamento. Os valores das aulas práticas variam de acordo com a instituição. No litoral paulista, por exemplo, tanto para jet ski como para lanchas, eles custam entre R$ 700 e R$ 1.100.

 

🚤Como comprar um jet?

Jets são mais baratos que lanchas e veleiros, com modelos que custam a partir de R$ 22.899,00, outro fator que faz do jet  uma embarcação econômica é a dispensabilidade de marinas. Por ser pequeno e fácil de transportar,  o equipamento pode ser guardado na garagem de casa.

 

Várias pessoas planejam em comprar um  Jet, mas creem que seja difícil, quase impossível de ser comprado. O que muitas não sabem é do mercado de consórcios que viabilizam essa realização 

 

A Unifisa  é o melhor e o mais completo empresa de consórcio para transportes náuticos. Conecta proprietários interessados em comprar seus barcos aos locatários. Tudo de maneira segura e prática, proporcionando a negociação direta entre as partes interessadas.

 

Agora que você já sabe quais são os detalhes que deve observar na hora de comprar um Jet, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas. Podemos ajudá-lo a comprar o seu barco. reduzir custos com a manutenção ou, até mesmo, orientá-lo a respeito das prestações.

 

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