Saiba como acertar o seu lance

Saiba como acertar o seu lance

Publicado em 12/07/2019
Compartilhar

Quem quer ser contemplado antes do final do grupo precisa conhecer a dinâmica do lance no consórcio. Acompanhe aqui algumas dicas.

Tem muita gente que entra em grupos de consórcio com a expectativa de adquirir seu bem antes do final do grupo e, para isso, aposta na realização de lances. Se você está pensando nisso, vale a pena conhecer um pouco da dinâmica dos lances para aumentar suas chances de sucesso.

A gente sabe que cada administradora tem planos e regras diferentes, por isso o primeiro passo é estudar direitinho o contrato antes de assiná-lo. Outro fator decisivo para definir o valor do lance é o tipo de consórcio contratado: os valores que vão funcionar para a compra de uma moto não serão os mesmos para um carro.

Você também precisa levar em conta que o valor da carta de crédito pode influenciar a previsão de lances por causa do poder aquisitivo dos participantes. O fato é que, mesmo não sendo possível estipular o valor de um lance vencedor, sempre podemos aumentar as chances entendendo alguns pontos como:

Como funciona
Os consórcios contam com dois tipos de lances: o fixo e o livre. No fixo, o percentual é pré-definido ela operadora, que faz um sorteio entre as pessoas do grupo que optaram por ele. Aqui, o número de concorrentes é menor do que no sorteio mensal. Já o lance livre funciona como um leilão de lance único – quem fizer a maior oferta, leva. Se houver empate, a decisão ocorre por sorteio. Nos dois casos, é bom prestar atenção aos prazos definidos pela operadora para a oferta dos lances.

Como acertar o valor
A melhor maneira de encontrar o valor correto do lance é estudar seu grupo. Para isso é bacana acompanhar as assembleias onde acontecem os sorteios e os lances. Isso vai te dar uma ideia do valor médio oferecido pelos participantes e, principalmente, de quais foram contemplados. Também conta muito ter um objetivo definido.

Por exemplo, se a ideia é conseguir uma contemplação com um lance baixo, o ideal é entrar em um grupo já em andamento. Isso porque em grupos recém iniciados há muitos participantes que já têm um valor reservado para fazer lances altos. Nos grupos em andamento, esses lances já foram feitos. É bom estar atento também a outro ponto importante: as operadoras costumam estipular um valor mínimo de lance em contrato.

Agora, se seu objetivo é oferecer um valor alto para reduzir o número de parcelas e adquirir seu bem logo no início do grupo, é bom se preparar financeiramente. Neste caso, o ideal é oferecer lances de 50% do valor da carta, em média.

Lance vencedor
É sempre bom lembrar que o lance vencedor difere de acordo com a categoria do bem: carro ou moto, por exemplo. Isso porque, geralmente, os lances vencedores ficam em torno de 30% a 50% do valor total da carta, já com a taxa da operadora incluída. Logo, quanto maior o valor do bem, maior será o valor do lance vencedor.

AE Digital AE DigitalSomos uma agência digital reconhecida por soluções que geram resultados reais, trazendo novas maneiras de entender o Digital na linguagem em que a rede quer receber.

Deixe um comentário

AE Digital | Agência Digital AE Digital: Agência Digital em São Paulo
Aviso (Meu Consórcio)