abril 2, 2020 - Consórcio

Lance Embutido

Muitos vendedores, quando vão falar sobre os benefícios do consórcio acabam  falando do lance embutido como uma opção quase milagrosa para fazer com que o consorciado seja contemplado de imediato.

Se você já pesquisou sobre consórcio provavelmente ouviu falar em alguns termos estranhos como taxa administrativa, fundo de reserva, lance, contemplação e quem sabe até o Lance Embutido.

Quando você faz um consórcio não tem acesso imediato ao bem ou serviço  como no financiamento. Para você ter direito a utilização do crédito do consórcio é necessário que seja contemplado.

Existem 2 formas de você ser contemplado, ou seja, adquirir o direito de uso do crédito para a compra do seu bem. Uma delas é por meio de Sorteio e a outra através do Lance.

Na maioria das administradoras o sorteio acompanha a Loteria Federal, outros se dá na própria sede da empresa. Através dele, uma única cota costuma ser contemplada por mês.

Já através de Lance, várias cotas costumam ser contempladas por mês.

Existem basicamente duas formas de lance:

 

O Lance Fixo e o Lance Livre 

Desde que esteja em dia com os pagamentos, qualquer consorciado pode ofertar à administradora um valor que seja equivalente à antecipação de pagamento de determinado número de parcelas.

No lance livre, é aceito qualquer valor ou percentual escolhido pelo consorciado, normalmente vence quem ofertar o maior lance. Em caso de empate, a administradora fará um sorteio para determinar o contemplado.

O lance fixo estipula um valor (ou percentual) preestabelecido, determinado em contrato. Se mais de uma pessoa ofertar o lance fixo é realizado um sorteio para definir o contemplado.

Em ambos os  casos você só paga o lance se ele for o vencedor.

Basicamente, essa é uma alternativa para conquistar a carta de crédito caso o consorciado ainda não tenha sido sorteado e não queira contar só com a sorte. Assim, é possível oferecer um lance usando uma quantia poupada de seus recursos próprios.

Na modalidade embutida, o consorciado pode dar um lance usando para isso um valor que, na verdade, ele não tem! Na prática, esse dinheiro será descontado do montante total da carta de crédito contratada. Esse lance funciona como uma forma de antecipar a contemplação mesmo sem ter qualquer quantia de dinheiro em mãos.

 

Como os lances embutidos funcionam?

De modo geral, o consorciado pode usar uma parte do valor da carta de crédito como pagamento do lance ofertado. Veja esse exemplo: 

Vamos supor  que a carta de crédito do seu consórcio seja de 100 mil reais, e você decide fazer um lance embutido de 20 mil. Nesse caso, quando receber a carta de crédito, o valor do lance será descontado do total. Assim, você teria 80 mil reais para adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.

O lance embutido nada mais é que uma oferta dada em um consórcio sem de fato ter o dinheiro em mãos. 

 

Condições para dar um lance embutido

Como acontece com a contemplação por sorteio e com a contemplação por lance fixo ou livre, para que o consorciado seja contemplado ao dar um lance embutido é indispensável que ele esteja rigorosamente em dia com o pagamento das parcelas.

Isso significa que se o pagamento da última parcela for feito após o vencimento, mesmo que não haja dívida junto à administradora, o atraso impedirá que, na próxima assembleia, ele seja contemplado em qualquer circunstância.

O lance embutido deve estar regulamentado no contrato de adesão ao seu grupo de consórcio, incluindo regras e percentuais que podem ser utilizados.

De qualquer forma é preciso atentar para alguns detalhes antes de ofertar o lance embutido. 

Existe um teto, um valor máximo que o consorciado pode oferecer, geralmente são 30% do valor da carta de crédito. 

Também se faz necessário observar se o valor restante da carta de crédito é suficiente para adquirir o bem planejado. 

Concluindo, um lance embutido é uma estratégia muito interessante para alguns grupos. Para decidir, é necessário avaliar com critério as condições de pagamento. E, também, a urgência em adquirir o bem desejado. Portanto, esse método é, simplesmente, uma forma de agilizar a contemplação sem que haja a necessidade de dispor de valores muito altos.

 

Para saber o valor da parcela e o prazo de um consórcio, faça uma simulação em nosso site.